Laboratórios MStcg - Formato: Unipoder



Saudações, Jogadores!

No artigo de hoje, falaremos sobre um formato alternativo de torneio de Battle Scenes, o UNIPODER.

Antes de iniciarmos, recomendo a leitura do artigo sobre formatos alternativos no site oficial de Battle Scenes, texto escrito pelo amigo Kléber Kennedy do canal The Game of Cards.

"Sim, o objetivo dos formatos alternativos é justamente sair do foco do Meta, dar mais chances aos novatos de competir de igual para igual com os veteranos e, claro, tirar a poeira de alguns cards que não veem jogo no formato padrão"
- Kléber Kennedy

Temos os formatos mais conhecidos: Padrão (standard/construído), Pauper (Formado apenas por cartas comuns), Afiliação (ou tribal, constituído de personagens com a mesma afiliação) e Unipoder (formado por cartas de um único tipo de habilidade e personagens que tem o poder escolhido em sua ficha).

Neste Mês de Abril, nosso grupo de jogadores estará realizando o 1º Torneio Unipoder da região de Jundiaí. E justamente por ser o primeiro, muitas dúvidas rolaram se pode ou se não pode tal caso. pesquisas foram feitas em outros grupos de outras regiões para tentar formatar algo que seja justo, visto que não há REGRAS OFICIAIS deste formato no site oficial, e que o artigo de Kléber também destaca isso.
Sendo assim tivemos nesta semana diversos debates afim de fazer os ajustes finos, realizar o torneio e dar um feedback aos diversos grupos no whatsapp e facebook.


CRIAÇÃO DE DECK
Basicamente a primeira coisa a se fazer, neste tipo de formato, é escolher um dos 13 poderes existentes no jogo para criar a linha de desenvolvimento. Definindo o poder, todas as cartas de habilidades a se escolher, deverão ser deste poder.

Os personagens obrigatoriamente deverão ter o simbolo do poder impresso em sua ficha de poderes - Aquela área a esquerda - mesmo que este personagem tenha outros poderes.


Aconselhamos o uso da ferramenta D3ck5 para ajudar na elaboração de seu deck Unipoder


Cartas de Habilidade que concedem um poder ao personagem que esteja carregando-a, não poderão ser usadas com esta finalizade. Ex1:
Criar um deck de Unipoder Laminas, com a habilidade sabre e escolher o personagem Mystério para compor o deck, visto que Mysterio não tem laminas em sua ficha.

O mesmo vale para suportes que concedem poderes, como: Amplificador mental, Fantásticarro, Mansão dos Vingadores, Antronave Kree, Nave dos Guardiões, Asteróide M e Pássaro negro, não concederão o poder a quem não o tenha já em sua ficha.

O único benefício destes suportes será em conceder ESCUDO e seus demais textos fixos, como de buscar cartas no deck, causar dano e também o texto quando são destruídos causam dano em seus próprios personagens.


CARTAS DE HABILIDADE N/A
A principio, cartas N/A não entrariam no Formato Unipoder, justamente por não serem um poder definido. Conversando com outros grupos, foi-se falado do leque de possibilidades que isso proporcionou, visto que as cartas N/A atuariam como coringas, afim de corrigir falhas que um poder não possui.

Incluir a carta N/A, PROCURAR INDÍCIOS, em um unipoder láminas ou Agilidade, ajudaria de alguma forma a comprar cartas.

PÉ-DE-CABRA ENCANTADO é uma carta N/A feita para decks com a afiliação gangue da demolição no Tribal. Todos os personagens da Gangue tem super força, logo podemos ter um deck unipoder e que se beneficia da sinergia dos personagens da Gangue. Sendo que ela se torna uma ação de antecipação quando carregada em Dirk Garthwaite.

Sendo assim, decidimos em usar as cartas de habilidade N/A nesta edição do torneio, Incluindo: Joia do Infinito - Tempo e Cubo Cósmico

Temos atualmente em Battle Scenes, 14 cards de habilidade N/A para compor o deck.


PERSONAGENS SEM PODER
Personagens sem poder em sua ficha não participam neste tipo de formato, mesmo que seu texto fixo ou ação fale que ele ganhe o poder. Portanto cartas como Homem Absorvente, Vampira, J.J., Tia May e Legião não podem compor deck.
Vale aqui uma observação para a Personagem ESPERANÇA, que apesar do texto fixo dizer que ela ganha os  poderes dos personagens em cena, este texto deverá ser desconsiderado e a mesma só entra em deck de Ataque a distância (AaD) e Voo.


PERSONAGENS QUE TENHA AÇÃO DIFERENTE DO UNIPODER
Muitos personagens possuem diversos poderes, a exemplo o Homem de Ferro que tem Ataque Energético (AtE), Genialidade, Super Força (SF) e Voo, logo poderia fazer parte de diversos decks Unipoder, mesmo que sua ação seja de AtE. Portanto eu poderia sim, criar um deck de Unipoder SF, com habilidades e personagens de SF e mesmo assim usar a ação Raio Repulson que é de AtE.

Mesmo caso de criar um deck de Poder Cósmico (PC) e usar a ação do Sentinela que é de Super Força!


AS 3 CARTAS BANIDAS NO FORMATO PADRÃO.
Recentemente a COPAG publicou que 3 cartas estão banidas de seus torneios no formato Padrão. Despedaçar a Realidade, banida desde o Battle Royal (BR), Retirada Estratégica e Resgate Enroscado. confira aqui as explicações

Para o Formato Unipoder adotaremos as seguintes condições:

DESPEDAÇAR A REALIDADE poderá ser utilizada, visto que em deck de apenas um poder o Turno Infinito não tem como ser realizado...ate o presente momento!

RESGATE ENROSCADO poderá ser utilizado, pois é uma forma de dar poder de compra a um outro poder, diferente de genialidade ou voo.

RETIRADA ESTRATÉGICA Assim como na justificativa da Copag, com a Chegada de Bater em Retirada, esta carta não poderá ser usada.
Porém por ter uma mecânica de extrema necessidade em Battle Scenes, decidimos por mante-lá apenas no Pauper, visto que Bater em Retirada é uma carta de raridade Incomum, não entrando neste formato.


Qualquer dúvida, escreva nos comentários.

Após o torneio, traremos um texto exclusivo sobre as condições adotadas neste texto, para este formato.

Obrigado por nos acompanharem



Comentários

  1. Já tivemos um torneio Unipoder aqui em Santos, e foi muito legal. As regras foram basicamente as mesmas que vcs estão implementando, e o pessoal adorou.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que deu certo e principalmente que o pessoal curtiu, sem haver beneficio ou prejuízo há um tipo de poder.
    Valeu por nos acompanhar. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas