Talking About – A Matemática do BS...


Olá galera,

Hoje vamos tratar de forma breve a questão numérica do jogo, desde quantidade de personagens no deck até os pontos de vida de cada um deles.

Confira!



Tratando de cards games em geral, durante uma partida, costumamos lidar com aspectos como: SORTE, ESTRATÉGIA e PODER DE DECISÃO.

Em termos gerais, todo card game depende de SORTE, considerando uma “Mão inicial perfeita”, “O card certo na hora certa” ou um “Erro se seu adversário”. Esses de fatos são eventos que não controlamos e que proporcionam ALEATORIEDADE ao game. Fazendo com que as vezes, você possa vencer um Player de nível superior ao seu. Em respeito a ESTRATÉGIA, podemos definir também como a ideia ou proposta do deck: STOMP, DECKAGEM, AGRESSIVO, ANTECIPADOR, etc. E por último (o mais importante no meu ponto de vista) o PODER DE DECISÃO, que alinhado a VISÃO aprimorada do jogo, é o maior responsável por êxitos sucessivos, pois o mesmo Player calcula até que momento poderá depender da sorte e em que momento ele DEVE AGIR (abrir a mesa, baixar um cenário, etc).



MÉDIA DE PERSONAGENS NO DECK EM UNIVERSO MARVEL: 22

MÉDIA DE PERSONAGENS NO DECK EM EVOLUÇÃO TÁTICA: 25

Entao vamos lá! Trataremos de alguns cálculos simples no BS, que pode nos ajudar no desenvolvimento de um deck ou estratégias durante a partida.

Considerando que toda partida de BS acaba em 15 pontos ou mais podemos concluir que é necessário para vencer o match:

1.       NOCAUTEAR 15 PERSONAGENS COM 1 DE VIDA
2.       NOCAUTEAR 8 PERSONAGENS COM 2 DE VIDA
3.       NOCAUTEAR 5 PERSONAGENS COM 3 DE VIDA
4.       NOCAUTEAR 4 PERSONAGENS COM 4 DE VIDA
5.       NOCAUTEAR 3 PERSONAGENS COM 5 DE VIDA
6.       NOCAUTEAR 3 PERSONAGENS COM 6 DE VIDA
7.       NOCAUTEAR 3 PERSONAGENS COM 7 DE VIDA
8.       NOCAUTEAR 2 PERSONAGENS COM 8 DE VIDA

Mesmo sabendo que em uma partida habitual nocauteamos personagens com diferentes valores de vida, analisaremos rapidamente a tabela, e considerando montar um deck a partir destas propostas teríamos (Decks com personagens com o mesma pontuação de vida):

Opção 1: Não seria possível ou funcional, pois segundo as regras oficiais de construção de decks seríamos obrigados a montar um deck com 30 PERSONAGENS com 1 de VIDA (VIDE MANUAL) e uma ONDA DE ENERGIA/CHOQUE acabaria com a graça do deck (rsrs).

Opção 2: Me parece muito interessante, mas hoje não é possível, pois há apenas dois personagens  que possuem 2 de VIDA, NINJA DO TENTÁCULA e MOLY HAYVES. Aqui também a maligna ONDA DE ENERGIA arruinaria nosso match.

Opção 3: Aqui as coisas começam a ficar legais (rsrs), pode parecer muito Fácil fechar 5 personagens com 3 de vida, mas se todos eles ANTECIPAR, a história muda! Pra opção 3 há esperança (rsrs)!

Opção 4: Essa opção me agrada muito, pois hoje temos vários personagens 4/2 (4 VIDA/ 2 ESCUDO) que são úteis. Nocautear 4 personagens pra fechar a partida não parece grande desafio, mas se seu oponente não jogar com PORTAL PARA O MICROVERSO, não será nenhuma moleza não.

Opção 5: Essa opção não é indicada a ninguém, os deck de SUPER FORÇA nas versões 1.0 e 2.0 do jogo não tiveram êxito por este bendito dilema: “Perdendo 3 PERSONAGENS, você perde a partida!!!”, os personagens de 5 de vida parecem ótimos, não são caros (nem pra baixar nem pra comprar na net! hehe), mas seu oponente os nocauteará da mesma forma que nocautearia um 4/2, pois haverá um menor número de personagens a seu favor e com isso o oponente terá um menor numero de alvos possíveis... Em outras palavras: “Não Funciona!”

Opção 6: Essa sempre foi  a melhor opção para decks de personagens pesados, mas em poucas palavras não muda nada da opção 5, pois haverá poucos personagens a seu favor e muitos (na maioria das vezes) a favor de seu oponente e nocauteando  3 dos seus  “grandões”... Finished!!

Opção 7: Confesso ser minha esperança para os deck de SUPER FORÇA!!! Fazendo 3 personagens com 7 de Vida (HULK ET, BOMBA-A e BLOB) a história muda!! E muda mesmo!! Nocauteando dois dos seus grandões você ainda terá o terceiro! Colocando REESTRUTURAÇÃO MUSCULAR e TREINAMENTO INTENSO no deck, pode-se organizar a galera!! Jogando com 3 RETIRADAS ESTRATÉGICAS no deck, você salva-os antes de serem nocauteados!! Usando CHAMARIZ HOLOGRÁFICO, FOGO CRUZADO ou ARM. REFORÇA, você se defenderá das antecipações!! É uma grande opção para enfrentar: MYSTÉRIO, DR.ESTRANHO e F.ESCARLATE; “PIKACHU” e decks STOMP em geral.

Opção 8: Pior de todas, bastou jogar um torneio com HULK UM e ABOMINÁVEL para nunca mais querer ver a cara dos dois (hehehe)!!! Perdeu 2 Personagens, um abraço!


“Resuminamente falanú” (rsrs), leve sempre em conta a soma dos pontos de vida dos seus personagens ao montar um deck, isso pode ajudar muito, sempre pensei nisso, mas só agora com a terceira edição e com a grande variedade de personagens se tornou possível. De forma bem simplória, escolher certo os personagens (considerando a VIDA de cada um deles) fazendo com que (em último caso) seu oponente faça 14 pontos (ao invés dos 15 pts.), pode ser o detalhe que faltava a você! A vantagem de poder entrar em CONTAGEM REGRESSIVA sem pressa, no fim da partida lhe atribui muita vantagem (considerando que esteja 14X6 pro seu oponente), desta forma você pode optar por baixar mais 3 “GRRAAANDALHÕES” cada um deles com 7 ou 8 de vida, ou montar aquela baita mesa antecipadora com um monte de personagens com 3 de vida e TODOS “antecipando”.

Aqui em Jundiaí, estou testando essa estratégia e tem dado muito certo, o problema esta na construção do deck, pois você terá de jogar com 26 a 30 personagens!

Pessoal, então fica a dica, não coloque 15 pontos na mesa, coloque 14 (ex.: WOLVERINE UM, ELECTRA, HOMEM DE FERRO UM e MERCENÁRIO), considerando que caso seja superado, você terá a chance de voltar a contagem regressiva, montar uma segunda mesa mais agressiva que a primeira e tentar vencer o match.

(O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Ao montar a segunda mesa, se suspeitar 
de Garras + Portal baixe personagens com mais de 3 de vida!!!)

Saudações e boa diversão a todos!!!
13/05/2014 
Vamo que vamo

Comentários

  1. "(O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Ao montar a segunda mesa, se suspeitar
    de Garras + Portal baixe personagens com mais de 3 de vida!!!)" kkkkkkkkkkkkkkkkk. Pior que eu já perdi pra essa jogada, o cara começou com as 3 garras na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, kkk eu também sou freguês das GARRAS IMOLADORAS!!!

      Obrigado pelo comentário,

      Airon Toledo

      Excluir
  2. Opção 7 é o deck Smash que eu postei no Marvel TCG hj :)
    muito legal o artigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Richard,

    Obrigado pelo comentário!

    O SMASH joga com 30 cards de habilidades e 6 tipos diferentes, o So Power joga com 30 personagens e 2 tipo de habilidades. Mas ambos contam com personagens de super força pra arrasar o match.

    Irei postar o deck depois do torneio de Jundiaí no dia 18/05!!

    Parabéns pelo deck,

    Airon Toledo

    ResponderExcluir
  4. Olá Galera, a opção 7 é mesmo de detonar qualquer coisa!!! Dia 18/05 vi gente rendendo personagens, fazendo retirada estratégica e até perdendo de "deckagem" pois sabia que não superaria:

    BLOB, HULK e BOMBA-A!!!! Venci o 5º Torneio de Jundiaí com esta combinação!!!

    Vou postar o deck que apelidei de BHB!!! Aguarde!

    Valew, Airon Toledo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas