Talking About – Habilidades...



Olá Pessoal,

  Hoje vamos falar um pouco sobre habilidades, sua importância nos decks, variações e sobre quantas habilidades diferentes podemos usar em um deck.



  Ok, Vamos lá!? Tentarei ser breve (rs).

  Falando sobre habilidades, inicio dizendo que gosto muito de personagens autossuficientes, aqueles que não dependem de habilidades pra rodar no deck (ex.: WAR MACHINE..rsrs), nos decks que eu crio escolho sempre no máximo 3 habilidades diferentes, relacionando-as com os personagens, pois creio que dessa forma o deck e as combinações de habilidades “rodarão” naturalmente, sem muito esforço.

  Esse semana nas redes sociais nosso amigo VICTOR KARUZO, pediu um deck list do QUARTETO, vou postar aqui o último que fiz para ajudar o amigo e ajudar-nos a entender o que é “linha de habilidades”.

DECK QUARTETO FANTÁSTICO

PERSONAGENS (24)

2 COISA
2 MULHER HULK
2 TOCHA HUMANA
3 MULHER INVISÍVEL
3 FÊNIX
3 PROFESSOR X ET
3 FERA
3 HOMEM ARANHA UM
3 SR. FANTÁSTICO

SUPORTE (3)

3 FANTASTICARRO

CENÁRIOS (11)

2 ESTRATAGEMA INFALÍVEL
3 RETIRADA ESTRATÉGICA
2 COMBATE AO CRIME
2 MOVIMENTO IMPREVISÍVEL
2 CONVOCAR REFORÇOS

HABILIDADE (22)

2 ONDA CHOQUE
3 ARREMETIDA VELOZ
3 CIRCUNDAR
2 DESPEDAÇAR A REALIDADE
3 SUGESTÃO COLETIVA
3 ROUBO DE IDEIAS
3 TREINAMENTO INTENSO
3 ATRASAR

  Como o criador Fabian Balbinot define o jogo sendo “um jogo de combinações”, em todos os meus decks sempre respeitei um numero máximo de 3 habilidades por deck e isso sempre favoreceu as tomadas de decisões em relação a “montagem dos personagens”,  entretanto, tentando montar um deck com o maior numero de habilidades possíveis e que fosse capaz de enfrentar o “METADECK” montei este QUARTETO. Então vamos esmiuçar a linha de habilidades.



  
  Repare que cada personagem da linha tem uma relação com as habilidades do personagem subsequente, sendo: COISA tem S.FORÇA e VÔO (FANTASTICARRO), M.HULK tem VÔO (FANTASTICARRO), TOCHA tem VÔO, M.INVISÍVEL tem TELECINESIA e VOÔ, FÊNIX tem TELEPATIA, PROF.X tem GENIALIDADE, FERA tem AGILIDADE, H.ARANHA tem ELASTICIDADE e SR. FANTÁSTICO fecha a linha. Lembrando que citei apenas a habilidade em comum do personagem com o sucessor da linha. Desta forma conseguimos montar um deck com 7 habilidades diferentes! Onde sempre há duas ou três opções de personagens pra usar cada card de habilidade do Deck.  Veja: temos 6 personagens com Vôo  ou potencial de Vôo (com FANTASTICARRO em cena), 3 personagens com GENIALIDADE, 2 personagens com ELASTICIDADE, 2 personagens com AGILIDADE, 2 personagens com TELEPATIA, 2 personagens com TELECINESIA e 2 personagens com SUPER FORÇA. E tudo isso em apenas 9 opções de personagens!

  Repare que neste caso a linha de habilidades não só foi importante como ela MONTOU O DECK, após decidir os personagens e relaciona-los as habilidades foram escolhidas respeitando o mesmo critério. Exemplo: Como dispúnhamos de muitos "voadores" optei por colocar 6 Habilidades de Vôo e assim por diante.

  Esse foi um dos deck mais divertidos de se jogar que já montei, muito antecipador (A.VELOZ, ATRASAR e T.INTENSO), destrói os alvos com certa facilidade (ONDA CHOQUE, TOCHA, M.HULK e COISA), permite abrir no 1º Turno (ROUBO DE IDEIAS), consegue montar muitos personagens (CONV. REFORÇOS e FANTASTICARRO), permite jogar vários turnos extras (DESPEDAÇAR A REALIDADE e ESTICAR do SR.FANTÁTICO) e possui escudo bem alto (FANTASTICARRO e M.INVISÍVEL).

  O que me surpreendeu foi como o HOMEM ARANHA UM rodou perfeito no deck e de como o deck tem uma sinergia impressionante.

(Obs.: Nos testes, o deck enfrentou muito bem o THE WALL, PIKACHU e SUPER HEROES; mas não venceu nenhum dos três )

  Espero que tenham gostado!!! Postem suas opiniões e sugestões de temas para as próximas matérias.

Vamo que vamo!








Comentários

  1. Valeu Victor, quando quiser pode sugerir outros temas, que atenderemos assim que possível!!

    Abraço, Airon Toledo

    ResponderExcluir
  2. É um modo interessante de estruturar o deck e pensar na formação em cena. vou tentar pensar nisso.

    ResponderExcluir
  3. É diferente mesmo e os resultados tem sido incríveis! O que ocorre hoje em dia é que o player decide montar um deck de ATAQUE ENERGÉTICO e ELASTICIDADE... Mas não se da conta que ainda não existem personagens que possam viabilizar a ideia, logo ele monta um deck com um ideia GENUÍNA e uma dinâmica ruim.... Acaba desanimando com o deck (por não ganhar de ninguém) e com o jogo em si.

    Airon Toledo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom cara !
    No caso de um deck pikachu, quais habilidades voce aconselharia a utilizar, além de ataques energéticos?

    ResponderExcluir
  5. Olá Massao, depende qual o objetivo do deck (ou deficiências que você se deparou), pois eles podem ser: aumentar a defesa, acelerar o deck, ofender a mão do oponente ou ser mais ofensivo. Para aumentar a defesa indicaria A.DISTÂNCIA, ofender a mão do oponente ou acelerar o deck GENIALIDADE, para ser mais ofensivo S.FORÇA. Entretanto, naturalmente este deck combina muito com Vôo, mas no meu modo de analisar o mais importante neste deck são os cenários.

    Airon Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, valeu e novamente ótima postagem Airon!

      Excluir
  6. Achei interessante a composição do deck mas acho q o surfista seria bacana em pensar para por ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan, Obrigado pelo comentário. Qto. ao S.Prateado quem quiser pode facilmente colocar 1 SURFISTA PRATEADO no deck e jogar como o deck top de UNIVERSO MARVEL. Não optei por ele pois o deck não tem enfase em A.ENERGÉTICO (no caso do TOCHA ele é autossuficiente).

      Abraço, Airon Toledo

      Excluir
  7. Deck de fab4 hj, só combando para turno infinito. Pq?
    Pq o relóginho arrebenta com o deck, vc consegue controlar e responder um monte de coisa, mas com a xp que eu tenho de deck de controle, é muito complicado vc controlar um Loki e até mesmo um Capanga do Rei. Porém, eu gostei muito da sua lista. Irei afinar ele conforme o meu gosto e posso postar aqui se vc quiser. Digo mais, esse deck (sabendo usar perfeito, oq é muito difícil, meu Alakazam que tb é controle q o diga) vê jogo contra Pikacho e Heroes, o problema é o Loki no the Wall. Grande abs Airon e muito bom deck, vcs aí em Jundiaí desenvolveram dois decks q eu gostei muito, este e o Heroes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, grato pelos comentários! Não tenho muita experiencia com decks de controle, por isso tentei montar um Quarteto ofensivo e balanceado! A propósito, dos deck de vocês, gosto/gostei: Massarandeck, Tele X-MEN, X-MEN (Vagner) e The Wall. Vi o Alakazam, mas ainda não tive tempo de testa-lo.

      Abraço e sucesso, Airon Toledo

      Excluir
    2. Destes decks, não gosto dos X-Men (do Vagner e o do meu irmão) , todos os outros decks eu gosto deles. Mas para mim, vindo daqui de Campinas, nada supera o Fab4 que eu, meu irmão e o Wallace desenvolvemos e que na primeira edição (só BSUM) e que ganhou alguns campeonatos para mim e para o Wallace. Já pensei numa modificação do seu Fab4 Airon, vou testa-la até pq já fechei o Alakazam para sáb e dai se vc conseguir chegar mais cedo pra oficina a gente testa ele. Abs!

      Excluir
  8. Apenas para evitar confusão entre os termos usados na matéria: lembre-se sempre que Habilidade é um tipo de card. Super Força, Voo, Elasticidade, etc., são PODERES. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Fabian! Faz todo o sentido, obrigado pela dica!

      Airon Toledo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas